SAIG/SG – Estruturação, vulnerabilidade natural e risco à contaminação

Este espaço traz os produtos da Meta 1, Componente 1 (M1C1) do projeto Rede Guarani/Serra Geral (RGSG), responsável pela coleta de dados hidrogeológicos, mapeamento geológico-estrutural e avaliação da vulnerabilidade natural e do risco à contaminação da área de ocorrência do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral (SAIG/SG) em Santa Catarina, concebidos em escala 1:250.000. As atividades de pesquisa foram desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogeologia em parceria com o Laboratório de Análise Ambiental da UFSC.

Nota técnica

Blocos hidrogeológicos, vulnerabilidade natural e risco à contaminação do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral em Santa Catarina (Nota técnica no formato PDF)

Bases cartográficas

  • Blocos hidrogeológicos  em formato vetorial – Geotiff ou em PDF
  • Vulnerabilidade natural em formato raster – Geotiff ou em PDF
  • Risco à contaminação em formato raster – Geotiff ou em PDF

Recortes segundo Comitês de Bacia Hidrográfica

Instruções de uso para as bases cartográficas

Baixe o arquivo ZIP da base de interesse para a pasta de trabalho em seu computador, descompacte o arquivo e leia o arquivo LEIAME.

Em seu aplicativo SIG, selecione e insira a camada do tipo raster ou vetorial correspondente ao que se deseja incluir no ambiente SIG. Os arquivos “.qml” são referentes aos estilos e podem ser carregados no QGIS.

As bases temáticas usam Datum SIRGAS 2000 / UTM zona 22S (EPSG:31982). Os arquivos em PDF estão apresentados em escala 1:600.000 e podem ser impressos em papel tamanho A1.

Camadas de dados virtuais de fundo (consulta apenas)

Pacote ZIP para os arquivos XML das bases OpenStreetMap, Google Satélite, Google Mapas, Google Terreno e Bing.

Instrução de uso: Baixe o arquivo ZIP para a pasta de trabalho em seu computador, descompacte o arquivo. Após, no seu aplicativo SIG insira a camada do tipo raster e selecione o arquivo XML correspondente ao que se deseja inserir no ambiente SIG.

Assista o vídeo da nota técnica

Os professores Arthur Nanni e Luiz Fernando Scheibe narram os conteúdos e resultados da pesquisa científica de forma simples e objetiva, sempre evitando o uso de termos técnicos, no intuito de tornar a informação o mais acessível possível.

Sugestões de correção ou caso encontre algum erro, ou conteúdo faltante, agradecemos sua contribuição via e-mail – hidrogeologia.ufsc@gmail.com.